A pedra no caminho



Perseverança

Há capacidades que ficam por desenvolver devido à falta de perseverança. Os verdadeiros sucessos são feitos de esforços, de desilusões, de novas tentativas e, por vezes, de muitos sacrifícios. Se as diversões forem colocadas em primeiro lugar, é provável que os frutos a colher se tornem bastante amargos.

A pedra no caminho
Conta-se a lenda de um rei que viveu há muitos anos num país para lá dos mares. Era muito sábio e não poupava esforços para inculcar bons hábitos nos seus súbditos. Frequentemente, fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo se destinava a ensinar o povo a ser trabalhador e prudente.
— Nada de bom pode vir a uma nação — dizia ele — cujo povo reclama e espera que outros resolvam os seus problemas. Deus concede os seus dons a quem trata dos problemas por conta própria.
Uma noite, enquanto todos dormiam, pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, foi esconder-se atrás de uma cerca e esperou para ver o que acontecia.
Primeiro, veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para a moagem.
— Onde já se viu tamanho descuido? — disse ele contrariado, enquanto desviava a sua parelha e contornava a pedra. — Por que motivo esses preguiçosos não mandam retirar a pedra da estrada?
E continuou a reclamar sobre a inutilidade dos outros, sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois surgiu a cantar um jovem soldado. A longa pluma do seu quépi ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia-lhe à cintura. Ele pensava na extraordinária coragem que revelaria na guerra.
O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou na espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam deixado uma pedra enorme na estrada. Também ele se afastou então, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.
Assim correu o dia. Todos os que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém lhe tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andara ocupada no moinho. Mas disse consigo própria: “Já está quase a escurecer e de noite, alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho.”
E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.
Ergueu a caixa. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: “Esta caixa pertence a quem retirar a pedra.”
Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.
A filha do moleiro foi para casa com o coração cheio de alegria. Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local onde se encontrava a pedra. Revolveram com os pés o pó da estrada, na esperança de encontrarem um pedaço de ouro.
— Meus amigos — disse o rei — com frequência encontramos obstáculos e fardos no nosso caminho. Podemos, se assim preferirmos, reclamar alto e bom som enquanto nos desviamos deles, ou podemos retirá-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça.
Então, o sábio rei montou no seu cavalo e, dando delicadamente as boas-noites, retirou-se.
William J. Bennett
O Livro das Virtudes II
Editora Nova Fronteira, 1996

30 comentários:

Nathalia,Stéfany disse...

Muitas vezes na vida,encontramos obstaculos mais nunca devemos desistir...

Grupo da gente: Bárbara,Allan,Mateus,Larissa e Luciano *---------------* disse...

O grupo entendeu:
Quando temos um problema na sociedade , não fazemos nada pra melhorar e queremos que façam por nós. E as vezes quem menos se espera é quem resolve.

caio,roberto,gu bueno,mariana,livia,jamile disse...

muitas vezes em nossas vidas ,nós encontramos obstaculos,mas nunca devemos desistiur,pois nada na vida é facil,e devemos seguir em frente

Giovana, Mayara Camila e Rebeca disse...

Todos os dias iremos encontrar obstáculos nas nossas escolhas e desejos, mas cabe somente a nós escolher enfrentá-los ou desviar deles. Se enfrentarmos iremos ter a gratidão e o sentimento de "Eu consegui!" e assim nas próximas barreiras poderemos enfrentar com mais coragem e determinação.
ihu

Betinho,Gustavo disse...

Nos Achamos um texto mt interessante. nunca desista dos teus sonhos.
Por Quem sem Luta Nao a Vitoria!!

Grupo(Felipe,LéoPeck,NetoONariz e Valvalzin disse...

Esse textooo noos mostra muita coisa, tipoo ajudaar e ser ajudado e q sem luta ñ há vitoria!!!!!!
Serve tbm de aprendizado, sabedoria, ler faz parte pra aprendermos a apreciar pequenas coisas,q no dia dia ñ notamooos !!!!!
Fikamos felizes por compartilhar essas aulas e experiencias c vcs alunoos !!!!
Amém """"""
,D

Rafaela e Kawan disse...

Em nossas vidas nós encontramos obstáculos,mas nunca devemos desistir...

Anna Carolina 9ºA disse...

nunca podemos desistir na primeira dificuldade,pois cada uma delas é um obstaculo para te fortalecer.

José Arivelto e Andrei 9 A disse...

Quando temos um problema na sociedade , não fazemos nada pra melhorar e queremos que façam por nós. E as vezes quem menos se espera é quem resolve.
E também muitas vezes em nossas vidas ,nós encontramos obstaculos,mas nunca devemos desistiur,pois nada na vida nada é facil,e devemos seguir em frente,As pessoas nunca fazem nada pela sociedade e sim esperam que façam por elas ><

Thaty 9°A disse...

Obstaculos é apenas uma dificuldade que voce enfrenta,maas que pode ser vencida,que nao impede voce d viver!

M@LENA E RAISSA disse...

nos já sabemos perder mas nos temos que aprender a levantar a cabeça para continuarmos a nossa jornada e a vida ensina que tudo é um obstaculo para uma vida perfeita e que as dificuldades pode ser essa pedra mas todos nos somos fortes e vamos vencer essa guerra S2

Samuel, Andressa e Yara 9°A disse...

Que na vida não importa o tamanho do obstáculo, o que importa é superá-los

Mirela Ponce disse...

Nos entendemos que obstaculos na vida todos tem mais só quem tem força de vontade consegue vence-los.
Todos nos temos preguiça de lutar pelo que queremos e queremos que todos façam por nos ,mais não é bem assim , devemos ir atras de nossos objetivos.
As vesses não queremos fazer as coisas , por que não vai mudar nada por que não te atrapalha ,mais devemos pensar em todos. Como aquela mulher que retirou a pedra ela não pensou nela e sim quem iria passar lá anoite e se machucar.

Brenda e Mariana 9A disse...

concluímos que não podemos desistir com qualquer dificuldade que surge no nosso caminho.. pois, a recompensa sera ótima! e devemos colocar em nossa cabeça o nosso objeto, porque ser mais um motivo para não desistir

Thaina Demetrio disse...

Nos entendemos que obstaculos na vida todos tem mais só quem tem força de vontade consegue vence-los.
Todos nos temos preguiça de lutar pelo que queremos e queremos que todos façam por nos ,mais não é bem assim , devemos ir atras de nossos objetivos.
As vesses não queremos fazer as coisas , por que não vai mudar nada por que não te atrapalha ,mais devemos pensar em todos. Como aquela mulher que retirou a pedra ela não pensou nela e sim quem iria passar lá anoite e se machucar.

Júlia, Paola, Gabriel,Lucas D, Vitoria 8 ° A disse...

A vários obstaculos na vida e na sociedade, mas devemos superar todos eles e seguir em frente.

William Rodrigues 8A disse...

entendi que o caminho por mais que ele seja o certo ,ele sempre vai ter pedras no caminho e que essas pedras podem ser a sua maior surpreza .Gostei muito do texte é muito interessante mostra superaçoes

Laura 8°A disse...

Entendi que nos caminhos que iremos seguir em nossa vida sempre terão obstáculos,devemos supera-los sempre com a cabeça erguida.

Lucas 8a disse...

esse texto é muito legal todos devemos seguir esse exemplo de vida

Joao 8A disse...

Esse texto e um exemplo de vida e é muito valioso para nós

Thiago,Paola,Ellen,Bianca 8 ano A disse...

O grupo concluiu que na vida só conseguimos vencer os obstáculos se tivermos força de vontade e não podemos deixar nada atrapalhar nosso caminho...

taina 8a disse...

O que eu acho, e acredito è
que as pessoas antes de fazer qual quer coisa, elas tem que pensar pelo menos um pouco para depois fazer o certo.

guilherme 8 ano a.. disse...

eu aprendi que devemos superar barreiras para consegui o que queremos

vitoria e leticia 8 a disse...

entendemos que quando tiver obstáculos no caminho temos que enfrentar de cabeça erguida e seguir em frente

gabril jose 8a disse...

EU gostei moito por que me ensinou que vocé ten que tirar todos os obistalicos

aderivelton disse...

esse texto é uma porra quem escreveu tava loco de borracha

#annonymous# disse...

Concordo com o aderivelton (belo nome)noos pra q postar isso??? pq n posta sobre maconha ou crack ou raquitismo???

vai toma no cu disse...

vamo falar de maconha,crack,oxi ,raquetismo ,sindrome de dow ,raxixi ,extasi e rubella mas nao dessa porre do caralho

um pau no meu cu disse...

alarga mais

Unknown disse...

Olá Felipe, boa noite!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails