Flor de Lótus




A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).
Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.
Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.
No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.
A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.
Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:

 Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus

Lakshmi (a deusa da prosperidade
O deus elefante (Ganesha) 
Shiva, (O destruidor)



COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:
1- Planta da família das ...
2- Era a flor … da espiritualidade.
3- O botão da flor tem a forma de um ...
4- É também a única planta que regula seu ... interno
5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...
6- Deus indiano representado na figura de um elefante …
7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.
8- Pais onde é admirada quando chega a primavera
9- É da mesma família da … régia.
10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,
11- Deusa indiana da prosperidade: …



Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.

1- Quais são suas verdadeira qualidades?

2- Desenhe de suas qualidades.

3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails