Companheiros até a morte


 
Era uma vez, em  um  reino distante, dois companheiros que nutriam  uma amizade verdadeiramente inabalável. A força e a beleza desse sentimento eram conhecidas e admiradas por todos.
Até que essa amizade um dia foi posta à prova, contrariado com as constantes críticas de Pítias, o rei mandou chamá-lo juntamente com o seu amigo Damon.
Por defender seus princípios, Pítias foi acusado de traição e condenado á morte, antes de ser preso, porém, solicitou a realização de um último desejo: que lhe permitissem despedir-se da família.
O rei relutou, mas acabou sendo convencido por Damon, que, demonstrando total confiança em Pítias, ofereceu-se para morrer no lugar do amigo caso ele fugisse.
Dessa forma, conforme o combinado, Damon foi levado à prisão e Pítias foi ao encontro de sua família, à medida que os dias corriam, os guardas passaram a zombar do prisioneiro, dizendo que o "tão leal amigo" o  havia abandonado.
Eis que chegou o dia da execução. A cidade toda se perguntava como um amigo tão fiel fora entregue à própria sorte, o rei mandou o prisioneiro ser trazido, os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava e quando Damon já estava com  a corda no pescoço, Pítias gritou, no meio da multidão:

-Eu voltei! Não o matem!

Estava esgotado, ferido, cambaleante e ainda assim encontro forças para abraçar Damon e comemorar o fato de tê-lo  encontrado com vida, apesar de seu atraso.
Emocionado, explicou que o  seu navio naufragou durante uma tempestade, e que bandidos o haviam atacado na estrada, apesar de todos os contratempos, jamais perdera a esperança de salvar o amigo da morte.
Ao presenciar a cena, o rei foi vencido pela beleza daquele momento. Declarou então revogada a sentença, era a primeira vez que presenciava evidências de tão elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei concedeu-lhes a liberdade, solicitando em troca que os dois companheiros lhe ensinassem como construir tão sólida amizade.

Responda nos Comentários

  1. O que é ser amigo?
  2. Como construímos uma amizade verdadeira?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails