CULTURA - QUANTOS PERSONAGENS VOCÊ CONHECE?


A cultura como tudo no mundo não tem uma definição estática. A cultura na Grécia Antiga era muito ligada à filosofia e consistia em saber discorrer sobre determinado tema através do auto questionamento até achar em si mesmo a resposta a suas dúvidas. Após a Revolução Industrial, cultura tornou-se conhecimento enciclopédico devido à necessidade do trabalho repetitivo nas linhas de produção. Quantos de nós não estudamos decorando toneladas de nomes, datas, fatos históricos, dados, fórmulas, etc. Hoje cultura adquire uma nova visão, onde o indivíduo busca soluções utilizando informações que ele seleciona com essa finalidade. Sua capacidade de encontrar soluções , respostas, etc, utilizando um arsenal de informações que ele tem que saber selecionar e melhor adaptá-las ao problema em questão. Isso em função da facilidade que se tem de obter informação via Internet.
Acredito que cultura seja uma somatória de tudo isso. Necessitamos da capacidade de análise e autocrítica , como necessitamos de um pouco de conhecimento geral e também precisamos dessa capacidade de selecionar e escolher informações para achar soluções aos nossos desafios diários.
Há tempos que vem surgindo na Internet uma imagem onde aparecem pintados os personagens que mais tem influenciado na História Mundial. É um trabalho muito interessante que reúne, sem exceção as maiores celebridades da história. A grande maioria deles, no entanto, são hoje desconhecidos para as novas gerações por uma série de fatores como a péssima qualidade da educação, etc.
Clique na imagem para ampliar e descubra quantos você reconhece. Se a ampliação não for suficiente, salve a imagem e amplie no seu computador.











Faça o mesmo com a segunda imagem, onde graças ao Photoshop foi possível dar à pintura um outro ar, com personagens de maior atualidade e que tem influído e alguns ainda influem, por sorte ou desgraça, as gerações atuais.
BERNARDO













Fonte: Momentos de Reflexão

O Elefante


Certa vez, o acampamento de um circo se instalou em uma pequena cidade. Um grupo de crianças, curiosas por saber o que era um elefante, foram escondidas à noite visitar o acampamento. Na escuridão da noite, entraram na jaula do elefante, mas não conseguiam ver nada.
Uma delas tocou a cabeça e disse que o elefante tinha o formato de uma grande pedra. Outra, tocou a tromba e disse que o elefante parecia uma cobra. A terceira criança tocou as presas, disse que se parecia com uma foice. Por fim, a quarta criança abraçou a pata do elefante e disse que se parecia com o tronco de uma árvore.
Foram embora correndo, sem saber ao certo o que era o elefante. Descobriram no outro dia, na apresentação do circo da cidade, com o dia iluminado pelo sol, que o elefante era tudo o que tinham dito, porém muito mais maravilhoso!
Moral: Para adquirirmos o verdadeiro conhecimento, não basta explorar pequenos fragmentos, temos que ver o todo!

Livre adaptação: Michelle B. C. C

Fonte: http://carrosseldaaprendizagem.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails