Direitos Humanos e Trabalho
















COMO UM TRABALHADOR SE TORNA ESCRAVO

Os passos que transformam um homem livre em escravo seguem um modelo e se repete com frequência. Devido ao desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família. Ao ouvir que existe serviço farto em determinada região de fazendas distantes, ele ruma para estes locais.

Alguns vão espontaneamente, outros são aliciados por gatos (contratadores de mão de obra que fazem intermediação entre patrão e empregado. Estes, muitas vezes vão buscá-los de ônibus ou de caminhão, (chamado de pau-de-arara). Há trabalhadores, deixam suas terras hospedam em hotéis e ficam endividados, até que algum gato compre suas dívidas e os leve às fazendas.

Na fazenda é que inicia o drama, a dívida gerada pelo transporte não para de crescer, uma vez que o material de trabalho pessoas, como botas e foice é comprado do próprio gato ou do dono da fazenda. Os gastos com refeições, remédios ou cigarros vão para o “caderninho” com preços muito acima do real. Cobra-se até pelo uso de alojamentos sem condições de higiene.

Meses de serviço e nada de dinheiro. Diante da promessa de que vai receber tudo no final, o peão continua trabalhando. No dia do pagamento, a dívida é maior do que ele teria para receber. Ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida. Até força física e armas são usadas para mantê-lo no serviço.

Fonte: Correio Riograndense


TRABALHO INFANTIL

Muitas crianças estão deixando muito cedo as brincadeiras. A criança com menos de 12 anos deve estudar, pois o trabalho prejudica sua saúde e seu desenvolvimento escolar. A educação é direito de todos os cidadãos. O trabalho de adolescente dos 12 aos 14 anos incompletos é proibido. Esses adolescentes podem trabalhar apenas na condição de aprendiz. A aprendizagem é um contrato de trabalho especial que contribui para a formação de adolescente. Assim ele pode adquirir um ofício, uma profissão, durante o exercício do trabalho.

Após os 14 anos é permitido o trabalho de adolescentes, na condição de empregado ou aprendiz, com todos os direitos trabalhistas garantidos, não sendo permitido o trabalho noturno, insalubre ou penoso. Também é proibido em locais prejudiciais a sua formação e ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, ou que o afaste da escola.

O adolescente pode trabalhar em mais de um emprego, desde que sua jornada não ultrapasse oito horas diárias.


ATENÇÃO:

Há um tipo de trabalho que crianças e adolescentes podem realizar: é o trabalho familiar. São pequenas tarefas feitas em casa ou na propriedade como aprendiz, que não atrapalham a educação, a saúde e o desenvolvimento físico, mental ou moral. Por exemplo, ajudar os pais em tarefas de limpeza e organização da casa e da propriedade, como tratar de animais e cuidar de hortas domésticas.


O QUE É TRABALHO PERIGOSO?

É aquele que coloca a pessoa em contato com produtos inflamáveis, explosivos, energia elétrica de alta tensão, ou em atividade de risco para a integridade física do adolescente.


O QUE É TRABALHO INSALUBRE?

É o trabalho prestado em condições que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde. Exemplo: pó de algum químico de alguma fábrica: (alumínio, amianto, radioatividade, umidade...)


O QUE É TRABALHO PENOSO?

É aquele que exige maior exforço físico ou que se realize em condições excessivamente desagradáveis. A lei que protege o trabalhador proíbeo trabalho a menores de 18 anos que exijam o emprego de forças muscular superior a 20 quilos para o trabalho contínuo e 25 quilos para o trabalho ocasional.

Fonte: Jornal Agrinho


RESPONDA:


1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?

-------------------------------------------------------------------------------------

2- A partir de qual momento ele se torna escravo?

-------------------------------------------------------------------------------------

3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?

Fonte: Sala de Aula

118 comentários:

Vinicius Lelis disse...

Nossa, isso é uma triste realidade, muitas crianças em vez de brincar se divertir ou crescer, tem que trabalhar já jovem ou criança, trazendo uma enorme responsabilidade para a criança ou jovem, e com isso , faz a criança ou jovem amadurecer antes do tempo :/
Obrigado porf por postar otimo post novamente (como sempre otimos posts)

Renan e João Rost disse...

1-Devido ao desemprego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sutento para sua familia.
2-A partir do momento que ele trabalho muito diáriamente e não recebe nada no final do mês , e por cima está todo endividado.
3-Para certas pessoas a única opição de trabalho é o trabalho escravo, depois que a pessoa começa a trabalhar não consegue para mais por que está todo endividado com seu patrão...

mateus e gabriel 9°B disse...

1-Falta de emprego e ter que garantit a sustentabilidade

2-Trabalhar muito por pouco dinheiro ou em troca de algo.

3-Com o que um escravo ganha não é possivel comprar ou alugar uma casa e nem da para comprar comida por isso eles trabalham em troca de comida e moradia.

Claudio 9°B disse...

1-Caso ele trabalhe em condiçoes irreais,como por exemplo em fazendas colhendo cana,etc.
2-quando ele se esforça muito e nao recebe o seu salario
3-Porque os fazendeiros faz ameaças de morte e faz agreções contra os escravos

vitor ponce disse...

1º- trabalhador precisa comer,remédios e tem alguns que gostam de cigarro dano dividas dividas com seus patroes e tem que trabalhara nunca abaixa por que ele prescisa de alimento e de medicamentosque foreça ele trabalhar sem receber quase nada

vitor ponce disse...

2ºdesde o momento que começa a pedir coisas ao patrao e ai nao tem mais volta 3ºpor que a divida nunca acaba

Ana e Le...9ºB...♥ disse...

1- Um serviço farto que o trabalhador vai em busca em outra região para sustentar sua família.

2- Apartir que ele começa uma divida com o "gato" sendo que ele não tenha condição financeira para quitar sua divida e paga então com seus serviços prestados ao seu patrão sem ter nenhum tipo de recompensa.

3- Porque quanto mais ele consome mais a sua divida aumenta e fica cada vez mais dificil de quitá-la.

antonio/vitor de paula disse...

1R:devido ao desemprego na sua região o trabalhador sai em busca de trabalho para sustentar sua familia,e se torna escravo.
2R:Apartir do momento que ele sai em busca de trabalho.
3R:porque ele tem que continuar trabalhando para apagar suas dívidas.

Carol e Michelle 9ºB disse...

1- Pela falta de opção de emprego o trabalhador muitas vezes sai da sua casa em busca de emprego onde ele poderá ganhar bem e dar um sustento melhor para sua familía.
2- A partir que ele trabalha meses para receber seu salário e no final ele recebe menos do que a divida que deve e tem que continuar trabalhando para conseguir paga-la.
3- Porque quanto mais ele trabalha maior é a sua divida e no final seu salario é todo direcionado para tentar pega-la.

luan e pedro disse...

1- trabalhar mais que 8h00 por dia. e tambem quando é um trabalho muito pesado e nao tem maquinas que nao ajudao o trabalhador a caregar o peso kg.

2-A partir do momento que o trabalhador receba menos do que um salario minimo e que trabalhe mais do que 8h00.

3-por que as vezes vc tem familia para sustentar e nao pode largar o emprego escravo.

Clara...Thaís disse...

1-A causa pode ser a falta de esemprego que faiz com que ele busque novas opurtunidades em outros lugares, deixando sua familia...
2-A partir do momento em que ele começa a trabalhar execivamente sem ter muitos lucros para sustentar a sua familia, e as veze fica endividado.
3-Porque acaba precisando pagar suas dividas que acabam se acumulando e não tem dinheiro para gastar ou pagar aquelas dividas só do mês atual.E com isso é muitoo dificil de deixar de ser um escravo!!

Tadeu 9ºB e Fred mercury 9ºB disse...

Primeira:Devido a falta de emprego na sua região os trabalhadores são convidados por(gatos)para trabalharem em fazendas com promessas de trabalho continuo. Então esses trabalhadores vão para as fazendas na esperança de dar uma vida melhor a suas famílias.
Segunda:A partir do momento em que o(gato)paga alguma divida que ele possua e ele é levado para alguma fazenda para pagar este favor com sua mão de obra.
Terceira:Porque a partir do momento em que ele começa a trabalhar sua divida não para de crescer e o dinheiro em que ele recebe não é suficiente para cobrir a divida.

Tadeu 9ºB e Fred mercury 9ºB disse...

Primeira:Devido a falta de emprego na sua região os trabalhadores são convidados por(gatos)para trabalharem em fazendas com promessas de trabalho continuo. Então esses trabalhadores vão para as fazendas na esperança de dar uma vida melhor a suas famílias.
Segunda:A partir do momento em que o(gato)paga alguma divida que ele possua e ele é levado para alguma fazenda para pagar este favor com sua mão de obra.
Terceira:Porque a partir do momento em que ele começa a trabalhar sua divida não para de crescer e o dinheiro em que ele recebe não é suficiente para cobrir a divida.

Bruna' e Erik . . disse...

1: O qe pode leva um trabalhado a ser esravo é o desemprego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família.
2: Ele se torna escravo des de quando trabalha e não recebe oq merece . . Sendoo enganado pelo seus patrões'
3: Eles sao enganados pelos seu patrões qe dizem qe o pagamento será no final de seus serviço .. Mas no dia do pagamento suas dividas são maiores qe seus pagamentos sendo assim tendo qe paga as dividas trabalhando mais!
Pagando uma divida q não foi totalmente usada !!

Igor e Guilherme 9°B disse...

1) Quando sem emprego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família. Ao ouvir que existe serviço em determinada região de fazendas distantes, ele vai para estes locais.

2)A partir de quando ele trabalha e não recebe nada.

3)Porque cada vez que ele trabalha, mais aumenta sua divida.

Elivelton e Bruno wesley disse...

1 A falta de desemprego na região ai ele sai atrás de sustento para a familia.Ele ouvi falar que tem serviço farto na outra região e ruma para aquele local, ele vira um escravo por falta de dinheiro de emprego na sua região.
2 quando o gato contratatores de mão de obra paga sua conta no hotel e leva para a fezenda
3 porque toda vez que vai receber ele tem uma divida para pagar, por isso nao tem como sair como vai deixar a divida sem pagar ele apanha e dificil para ele.
l. e leva ele para a fazenda.Comentários:eu acho uma grande sacanagem deixar os outros de escravos pois todos devem ter um trabalho digno que todos recebam salario proposto para o serviço feito ainda bem que nao existe mais escravos.

Ana Julia e Fernanda disse...

1-Uma pessoa pode ser tornar escrevo devido a falta de dinheiro (de emprego).

2-Essas pessoas são levadas para longe pelos gatos q "controlam seu dinheiro" eles mesmo vendem as coisas q os trabalhadores necessitam dessa forma o dinheiro fica entre os gatos.

3-Os trabalhadores compram as coisas q precisam, tais coisa q tem preços absurdos q os proprios gatos inventam, e os trabalhados tem de pagar antes de partir e de dessa forma eles ficam presos ali pra sempre pois o seu salário é baixo.

Caio e Danilo 8°A disse...

1-Falta de emprego e ter que garantit a sustentabilidade.
2-A partir quando trabalha de graça e vive em condições precaria.
3-Porque ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida. Até força física e armas são usadas para mantê-lo no serviço.

Guilherme e Eudes 8ªA disse...

eu achei muito interessante porque é muito importante trabalhar mas nao ser escravo.
O jovem arruma emprego melhor do que o mais velho.♦♣♠•

Cássio e Renan 8°A disse...

1-Trabalhando e não tendo como pagar as dividas.Sendo explorado.

2-Quando ele começa a gastar e não consegue pagar.

3-Por que você precisa de um emprego,porque você tem que sustentar uma família.

Cássio e Renan 8°A disse...

1-Trabalhando e não tendo como pagar as dividas.Sendo explorado.

2-Quando ele começa a gastar e não consegue pagar.

3-Por que você precisa de um emprego,porque você tem que sustentar uma família.

Rafael Landim 8ºA disse...

1-falta de emprego e promessa de dinheiro
2-quando trabalha sem receber nada
3-porque os prprietarios os seguram com ameaças armas e força fisica

hELIO DE E dAVId disse...

Nossa, isso é uma triste realidade, muitas crianças em vez de brincar se divertir ou crescer, tem que trabalhar já jovem ou criança, trazendo uma enorme responsabilidade para a criança ou jovem, e com isso , faz a criança ou jovem amadurecer antes do tempo :/
Obrigado porf por postar otimo post novamente (como sempre otimos posts)

Maisa e Paulo8A disse...

1-falta de emprego
2-se torna escravo apartir o momento em que se deixa ser explorado
3-porque acha que não vai achar outro trabalho e prefere ser esravo

karyani 8°A disse...

achei esse texto muito interessante e minhas respostas são:
1°O desemprego e a religião
2°Quando eles começão a trabalhar sem ganhar dinheiro
3°Por que ele tem que continuar trabalhando para pagar suas dívidas

robreta e angelica 8-a disse...

1-falta de emprego e dinheiro. 2-a partir quando trabalham de graça. 3-porque eles tem que trabalha para pagar sua dívida.

Carina e Mayara 8° A °-° disse...

1:nao ter emprego e falta de dinheiro...


2:Quando Trabalham muito sem receber quaze nada em troca...


3:Precisam continuar ganhando o pouco de dinheiro que ganham para pagar suas dividas...Sao ameaçados com armas e força fisica para permanecerem na escravidão...

**jessica e vanessa8-a** disse...

1-as causas que podem levar um trabalhador a ser um escravo e a falta de serviço em sua regiao ,dai eles saem de sua regiao e vai pra outra atras de serviço dai que começa as dificuldades
2-apardir do momento que eles começam a trabalhar bastante sem direito a nada so o salario que e muito pouco quese nada ,nao da pra sustentar sua familia direito
3-porque nao esta tendo muito emprego ,esta tento emprego so que pede um estudo no qual eles nao tem, dai pra ele e sua familia nao passar fome ele trabalha como escravo em fazendas, colhreita como de cafe etc...

$$$ léo $$$ disse...

1- trabalhar mais que 8h00 por dia. e tambem quando é um trabalho muito pesado e nao tem maquinas que nao ajudao o trabalhador a caregar o peso kg.
2-A partir do momento que o trabalhador receba menos do que um salario minimo e que trabalhe mais do que 8h00.
3-por que as vezes vc tem familia para sustentar e nao pode largar o emprego escravo.

Tainá e Fernanda ' ♥ 9ªA disse...

1)Muitas Dividas e Falta De dinheiro.
2)A partir de quando compram ele e suas dividas aumentam cada vez mais e esse trabalhador tem que trablha Dobrado para poder pagar aquelas dividas.
3)Porque nesste momento não há empregoo e eles não tem estudo para ter um emprego melhor'

Anônimo disse...

Guilherme 9º A



1º-Trabalhar muito tempo por dia e sem receber seus benefícios.


2°-apartir do momento que ele trabalha,trabalha e nao recebe quase nada pelo seu trabalho.


3º-Porque quando você começa a ser um escravo a pessoa quase não come e nao ganha o dinheiro que trabalhou,e nao consegue sair porque são vistoriados a todo momento,por pessoas com arma na mao

bruno miranda 9ºA disse...

1 leva o trabalhador dexar suas casas para sustentar suas familias.
2 Ao ouvir que existe serviço farto em determinada região de fazendas distantes, ele ruma para estes locais.
3
Meses de serviço e nada de dinheiro. Diante da promessa de que vai receber tudo no final, o peão continua trabalhando. No dia do pagamento, a dívida é maior do que ele teria para receber. Ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida.

Ana Luísa 9ºA disse...

1: As causas que podem levar um trabalhador a ser escravo é a falta de emprego, e com isso trablahando mais e não tendo como pagar as dividas, sendo praticamente explorado, isso o torna um escravo !
2: Ele se torna escravo a partir do momento em que ele trabalha muito sem receber nada
3: porque a falta de emprego é muito grande, e eles tem que manter um emprego para pagar as suas dividas, etc.

Anônimo disse...

1-Que um trabalhador escravo trabalha sem receber seus direitos
2°Quando ele é mmuito mandado e tem que fazer tudo o que pedem a todo momento
3°É dificil deixar de ser um escravo porque trabalha muito e nao tira hora de descanso e nao recebem pelo que trabalham

João Paulo 9ºA disse...

1- A falta de recursos no emprego e com o salário baixo
2- desde que ele depende do trabalho para sobreviver
3- Porque o trabalho faz com que ele deva favores e dividas com seus patrões

BiGoDeEe . CaBrAl... XD disse...

1° Devido a falta de emprego nas suas regiões!
2°A partir de quando ele trabalha e nao recebe!
3°porque eles tem muito gasto e com isso eles precisam trabalhar mais e mais para pagar suas dividas!

BiGoDeEe . CaBrAl... XD disse...

1° Devido a falta de emprego nas suas regiões!
2°A partir de quando ele trabalha e nao recebe!
3°porque eles tem muito gasto e com isso eles precisam trabalhar mais e mais para pagar suas dividas!

BiGoDeEe . CaBrAl... XD disse...

1° Devido a falta de emprego nas suas regiões!
2°A partir de quando ele trabalha e nao recebe!
3°porque eles tem muito gasto e com isso eles precisam trabalhar mais e mais para pagar suas dividas!

BiGoDeEe . CaBrAl... XD disse...

1° Devido a falta de emprego nas suas regiões!
2°A partir de quando ele trabalha e nao recebe!
3°porque eles tem muito gasto e com isso eles precisam trabalhar mais e mais para pagar suas dividas!

BiGoDeEe . CaBrAl... XD disse...

1° Devido a falta de emprego nas suas regiões!
2°A partir de quando ele trabalha e nao recebe!
3°porque eles tem muito gasto e com isso eles precisam trabalhar mais e mais para pagar suas dividas!

Anônimo disse...

1°Bruna
2°Te
3°Amoo ³ ♥

Anônimo disse...

1°Bruna
2°Te
3°Amoo ³ ♥

Ana Carolina♥♥9°A disse...

1)Por falta de emprego na sua cidade.
2)A partir do momento que ele passa a ganhar uma mao de obra barata.
3)Por que ele se acostuma a ser escravo.

TOCO*--* disse...

1ºmuitos tabalhadores estão nem ai com o seus emregos ele so querem sabe do dinhiro,não se inportam com o 13º com a horaras cargas ; e com isso odem se chamar de ''escrevos''.
2ºQuandoo os patroes ja mandam ;D
3ºporque quando uma pessoa manda éé dificil para de manda :Pp

Ana Carolina♥♥9°A disse...

1)Por falta de emprego na sua cidade.
2)A partir do momento que ele passa a ganhar uma mao de obra barata.
3)Por que ele se acostuma a ser escravo.

TOCO*--* disse...

1ºmuitos tabalhadores estão nem ai com o seus emregos ele so querem sabe do dinhiro,não se inportam com o 13º com a horaras cargas ; e com isso odem se chamar de ''escrevos''.
2ºQuandoo os patroes ja mandam ;D
3ºporque quando uma pessoa manda éé dificil para de manda :Pp

Manuel e Rafael N. 9anoA disse...

1)porque precisam de dinheiro para sustentar suas familias

2)A partir de quando nao a mais recursos para sustentar suas familias

3)Porque nao tem muitas oportunidades de emprego.

Manuel e Rafael N. 9anoA disse...

1)porque precisam de dinheiro para sustentar suas familias

2)A partir de quando nao a mais recursos para sustentar suas familias

3)Porque nao tem muitas oportunidades de emprego.

Manuel e Rafael N. 9anoA disse...

1)porque precisam de dinheiro para sustentar suas familias

2)A partir de quando nao a mais recursos para sustentar suas familias

3)Porque nao tem muitas oportunidades de emprego.

Manuel e Rafael N. 9anoA disse...

1)porque precisam de dinheiro para sustentar suas familias

2)A partir de quando nao a mais recursos para sustentar suas familias

3)Porque nao tem muitas oportunidades de emprego.

Marilia " Puff" disse...

1-) Quando sem emprego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família. Ao ouvir que existe serviço em determinada região de fazendas distantes, ele vai para estes locais.
2-)No momento que ele trabalha mes para receber seu salário e no final ele recebe menos do que a divida que deve e tem que continuar trabalhando para tentar pagar a metade de sua divida .

3-)É dificil para de trabalhar , porque é preciso trabalhar para se alimentar , pagar as contas e pans
É isso aee galerinha ;D

heitor 9ºA disse...

1 ao desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família
2 ao ouvir que ha empregos para fazendas de outras regiões
3 porque quando chega no final ele tem que continuar trabalhando

Rafaela♥♥9°A disse...

1)pela falta de emprego.
2)quando ele começa a trabalhar e começa a ganhar pouco
3)ele acostuma e édificil de se acostumar de novu

Rafaela♥♥9°A disse...

1)pela falta de emprego.
2)quando ele começa a trabalhar e começa a ganhar pouco
3)ele acostuma e édificil de se acostumar de novu

jhonattan 9-A disse...

1-muitas pessoas se tornam trabalhadores escravos porque eles não conseguem dinheiro para sustentar suas familias.
2-esses trabalhadores se tornam escravos quando eles nem recebe o dinheiro suado de seus patrões.
3-porque quando os trabalhadores tem familia eles querem dar do bom e melhor e porisso que eles não deixam de ser trabalhadores escravos

Thayane 9°A disse...

1-Uma das causas é o desemprego.
2-a partir do momento que ele trabalha por muito tempo sem ganhar nada.
3-porque mesmo que trabalhe por muito tempo,e no final ganhe pouco,esse dinheiro vai ajudar a sustentar e pagar suas dividas

Karime 9°A disse...

1- Muitas fezes em sua cidade a muito desemprego, sendo assim ele deixa sua cidade em busca de emprego para sustentar sua familia.

2-A partir do momento que ele tem dividas com o dono da fazenda ou com "gato" maior que seu salario tendo que trabalhar até pagar sua divida.

3-Porque muitas vezes o dono da fazenda ou o "gato", o ameaça de morte fazendo ele trabalhar como escravo

Roginaldo & Daividson disse...

O desemprego leva o trabalhador a abandonar sua familia a procura de sustento para sobreviver e sustentar sua familia.

Tigana - 8°B disse...

1-Trabalhando e não tendo como pagar as dividas.Sendo explorado.

2-Quando ele começa a gastar e não consegue pagar.

3-Por que você precisa de um emprego,porque você tem que sustentar uma família.

Anônimo disse...

1-Devido ao desemprego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sutento para sua familia.
2-A partir do momento que ele trabalho muito diáriamente e não recebe nada no final do mês , e por cima está todo endividado.
3-Para certas pessoas a única opição de trabalho é o trabalho escravo, depois que a pessoa começa a trabalhar não consegue para mais por que está todo endividado com seu patrão...

Aline Aguiar 8B disse...

1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?
R: quando lguem aproveita de um trabalhor bom manda ele fazer muitos servisos e no final ñ o paga direito.

2- A partir de qual momento ele se torna escravo?
R:Quando o pratão obriga a pessoa a fazer muitos servisos e no final ñ o paga direito e o trabalhor q presissa de dinheiro trabalha sem reclamar


3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?
R:pq vc é obrigado a trabalhar. e tb pq o trabalhador q tem familia para sustentar ñ sai do emprego para dar uma comida para a familia

Beiço - 8°B disse...

1-Falta de emprego e ter que garantit a sustentabilidade.

2-A partir quando trabalha de graça e vive em condições precaria.

3-Porque ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida. Até força física e armas são usadas para mantê-lo no serviço.

lucas ferreira 8b disse...

1 ao desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família
2 ao ouvir que ha empregos para fazendas de outras regiões
3 porque quando chega no final ele tem que continuar trabalhando

lucas ferreira 8b disse...

1 ao desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família
2 ao ouvir que ha empregos para fazendas de outras regiões
3 porque quando chega no final ele tem que continuar trabalhando

joão paulo 8b disse...

1- Um serviço farto que o trabalhador vai em busca em outra região para sustentar sua família.

2- Apartir que ele começa uma divida com o "gato" sendo que ele não tenha condição financeira para quitar sua divida e paga então com seus serviços prestados ao seu patrão sem ter nenhum tipo de recompensa.

3- Porque quanto mais ele consome mais a sua divida aumenta e fica cada vez mais dificil de quitá-la.

Luiz Eduardo - 8°B disse...

1ºmuitos tabalhadores estão nem ai com o seus emregos ele so querem sabe do dinhiro,não se inportam com o 13º com a horaras cargas ; e com isso odem se chamar de ''escrevos''.
2ºQuandoo os patroes ja mandam ;D
3ºporque quando uma pessoa manda éé dificil para de manda :P

ronaldo e zina disse...

- Muitas fezes em sua cidade a muito desemprego, sendo assim ele deixa sua cidade em busca de emprego para sustentar sua familia.

2-A partir do momento que ele tem dividas com o dono da fazenda ou com "gato" maior que seu salario tendo que trabalhar até pagar sua divida.

3-Porque muitas vezes o dono da fazenda ou o "gato", o ameaça de morte fazendo ele trabalhar como escravo

jordan disse...

1 pode levar desesero pode causar doenças e como pode causar fomee tristesa

2 a partir de que seu patrão fala que vai pagar no fim do mes e ele trabalha ate pnsa que vai ecbe mas em fim nao recebe é ai que el começa a viar escravo

3 por muitos tem familia e nao querem deixar sua familia passar fome

Larissa sz' || Ana Heloisa s3 disse...

1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?
R:Com o desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família.

2- A partir de qual momento ele se torna escravo?
R:A partir do momento em que as despesas são maiores do que o seu salario, sendo assim ele é obrigado a permanecer no trabalho até poder pagar suas dividas

3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?
R:Como os produtos são mais caros que o real a divida fica enorme, sendo assim o trabalhador ficara muito mais tempo no trabalho pra pagar suas dividas.

Lolló8°B disse...

1-as causas que podem levar um trabalhador a ser um escravo e a falta de serviço em sua regiao ,dai eles saem de sua regiao e vai pra outra atras de serviço dai que começa as dificuldades
2-apardir do momento que eles começam a trabalhar bastante sem direito a nada so o salario que e muito pouco quese nada ,nao da pra sustentar sua familia direito
3-porque nao esta tendo muito emprego ,esta tento emprego so que pede um estudo no qual eles nao tem, dai pra ele e sua familia nao passar fome ele trabalha como escravo em fazendas, colhreita como de cafe etc...

Larissa sz' || Ana Heloisa s3 disse...

1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?
R:Com o desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família.

2- A partir de qual momento ele se torna escravo?
R:A partir do momento em que as despesas são maiores do que o seu salario, sendo assim ele é obrigado a permanecer no trabalho até poder pagar suas dividas

3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?
R:Como os produtos são mais caros que o real a divida fica enorme, sendo assim o trabalhador ficara muito mais tempo no trabalho pra pagar suas dividas.

Lucas André e Rafael José disse...

1)Porque eles tem que sustentar suas famílias.
2)A partir de um momento que ele começa trabalhar muitos anos sem ganhar nada.
3)Porque os donos da fazenda ameaçam todos de morte,por isso eles trabalham como escravos.

Luizão - 8°B disse...

1-muitas pessoas se tornam trabalhadores escravos porque eles não conseguem dinheiro para sustentar suas familias.

2-esses trabalhadores se tornam escravos quando eles nem recebe o dinheiro suado de seus patrões.

3-porque quando os trabalhadores tem familia eles querem dar do bom e melhor e porisso que eles não deixam de ser trabalhadores escravos

alasao disse...

1-Falta de emprego e ter que garantit a sustentabilidade

2-Trabalhar muito por pouco dinheiro ou em troca de algo.

3-Com o que um escravo ganha não é possivel comprar ou alugar uma casa e nem da para comprar comida por isso eles trabalham em troca de comida e moradia

zina disse...

ronaldo

zina disse...

ronaldo

Marcos Garcia e Mateus Kazuichi 8°B disse...

1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?
R: O exesso de trabalho sobre uma pessoa


2- A partir de qual momento ele se torna escravo?
R: Apartir de que ele não pença mas nada a não ser no trabalho


3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?
R: Porque depois as pessoas vão querer continuar trabalhando para ganhar mais dinheiro

Anônimo disse...

roooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaldoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
brilha muito no corinthians

Anônimo disse...

roooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaldoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
brilha muito no corinthians

zina disse disse...

ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronalo dronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaloronaldo ronalo dronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronalo dronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronaldo ronalo v

♥♥♥ disse...

♥♥♥♥☻☻☺☺☺♣♣♣♠♠••

fjjutyg disse...

o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino o adriano ta me ouvino

Anônimo disse...

cocaina

João Pedro e Lucas Henrique disse...

1- As pessoas se levam ao trabalho escravo pois pressisão de dinheiro para pagar as suas dividas e acabam caido no trabalho escravo
2- A partir do momento que comessam a trabalhar a troco de nada
3- Pois as pessoas acham que vão ganhar seu dinheiro no final do mês pois estão trabalhando direito

*-*Aline f.*-* .Matheus---- disse...

1-devido a fauta desemprego em sua região.
2-apartir que o escravo trabalha e não recebe nada nem dinheiro.
3-porque a emprego não é de achar, com isso se ter dívidas é difícil pagar.

Zinaa. disse...

zina@
☺☻♥♦♣
♠•◘○♀♪►☼♫‼↕◄{äúó╬ÂôüÔ

Ronaldoo Brilha Muitoo Noh Carinthians..'.,;

jewtw56sh disse...

sarquis narigudo puldo china loko china loko china loko china loko china lokchina lokoo china loko china loko china loko china loko

Amanda & Dani s2 disse...

1) Devido ao desempego em sua região, o trabalhador deixa sua casa em busca de sustento para a família.

2) Quando deixam suas terras hospedam em hotéis e ficam endividados, até que algum gato compre suas dívidas e os leve às fazendas.

3) Diante da promessa de que vai receber tudo no final, o peão continua trabalhando. No dia do pagamento, a dívida é maior do que ele teria para receber. Ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida. Até força física e armas são usadas para mantê-lo no serviço.

3bjs :*

marcos 8b disse...

1- Que causas podem levar um trabalhador a ser um escravo?
R: O exesso de trabalho sobre uma pessoa


2- A partir de qual momento ele se torna escravo?
R: Apartir de que ele não pença mas nada a não ser no trabalho


3- Por que é difícil deixar de ser um escravo?
R: Porque depois as pessoas vão querer continuar trabalhando para ganhar mais dinheiro

Aline F.*-* e Matheus 8° b disse...

1-devido a falta de emprego na sua região.
2-apartir que o escravo trabalha ele não recebe nada por isso.
3-Porque o emprego não é fácil de achar, com isso se tem algumas dívidas não tem dinheiro para paga-las.

Pih... ♠ S@h...8 B disse...

1- Pode levar a falta de emprego

2- A partir da falta de emprego e de dinheiro

3- Porque muitas vezes o dono da fazenda ou o "gato", o ameaça de morte fazendo ele trabalhar como escravo

marcos aurelio 8b disse...

Nossa, isso é uma triste realidade, muitas crianças em vez de brincar se divertir ou crescer, tem que trabalhar já jovem ou criança, trazendo uma enorme responsabilidade para a criança ou jovem, e com isso , faz a criança ou jovem amadurecer antes do tempo :/
Obrigado porf por postar otimo post novamente (como sempre otimos posts)

LETICIA 8B disse...

1- quando uma pessoa faz outra trabalhar de graça.
2quando o patrao não paga o empregado.
3-pq o trabalhador tem familia para sustentar.

LETICIA 8B disse...

1- quando uma pessoa faz outra trabalhar de graça.
2quando o patrao não paga o empregado.
3-pq o trabalhador tem familia para sustentar.

Anônimo disse...

muito interessante

gabi,junior e natalia7E disse...

1-devido a fauta desemprego em sua região.
2-apartir que o escravo trabalha e não recebe nada nem dinheiro.
3-porque a emprego não é de achar, com isso se ter dívidas é difícil pagar.

rita e tayná 7ano E disse...

achamos este texto interesante por que todos os trabalhadoras não desistem de seus sonhos...

Camila/Jéssica 7ºE♥♥♥ disse...

1- Trabalhar a força
2- Apartir de que quando a pessoa se entrega,pensando em ganhar dinheiro.
3- Por que esta com muita dívida.
E tambem a historia interessante.

kevin gustavo 7ºC disse...

Nós achamos muito legal pq fala
como q os trabalhadores sofrem com isso eles se-esforsam para comseguir o sustento de sua familia e até tem q pagar a sua moradia sem hegiene

♥ISABELA E L&O GAGA.♥ disse...

☻ALIMENTO,ÁGUA PROTEÇÃO.
☺QUANDO NÃO ENCONTRA EMPREGO,PQ MUITAS PESSOAS SÃO PRECONCEITUOSAS...
☻PQ NO MOMENTO Q ELA SE TORNA ESCRAVO ELA JA SABE Q VAI SER MUITO DIFICIO DEIXAR DE SER!!!!!!!!!
(OFF).

♥ISABELA E L&O GAGA.♥ disse...

☻ALIMENTO,ÁGUA PROTEÇÃO.
☺QUANDO NÃO ENCONTRA EMPREGO,PQ MUITAS PESSOAS SÃO PRECONCEITUOSAS...
☻PQ NO MOMENTO Q ELA SE TORNA ESCRAVO ELA JA SABE Q VAI SER MUITO DIFICIO DEIXAR DE SER!!!!!!!!!
(OFF).

kevin gustavo 7ºC disse...

1 respostas
trabalhar contra a sua propria vontade.
2 apartir de trabalhar de graça.
3 por q esta muito individado.
4

Lucas Vinicius 7°c disse...

1-se uma pessoa não quer trabalhar o dono da fazenda pode condernar a morte ea pessoa fica com medo e trabalha.
2- depois que a pessoa pensa que vai ganhar algu e não ganha acaba trabalhando de graça
3-por que ele tem que trabalhar até a morte

joao vitor areu de andrade 7 °c disse...

eu achei muito enteresante e fala sbre os escravo nossa é muito chou nossa broderb é sangue mano gos tei muito

Isaque,Fernanda do 7 ano C disse...

Legal mesmo o texto à cada dia vc posta cada texto legal eu Isaque e Fernanda desejamos boa sorte para seus obistaculos e cada vez possamos aprender melhor com seus textos para ensinar a cada aluno!!!
tchau!
até mais!

rafaelal,debora,suelen. 7 C disse...

nos achamos legal porque eles tem que trabahar para comseguir comida para sustentaR a familia.

Anônimo disse...

eu achei este texto muito legal e muito imformativo

fernanda;daiele;taina´; disse...

nois gostamos do texto por que fala sobre os escravos e e´muito interesante

e

Naty e Léu disse...

nos achamos que o trabalho escravo existe devido a desigualdade social no nosso pais!!

Ana Gabriely 9°C disse...

1-as dividas e problemas de sustento pra familia.

2-a partir do momento em que o gato(contratadores de mao de obra)compra as dividas do interessados no emprego e assim os levam para a fazenda iniciando o trabalho escravo.

3-porque as dividas so vao aumentando e acumulando e na hora de receber eles devem mais do que vao receber por isso nunca se livram.

Anônimo disse...

trabalho escravo é desumano!!

Anônimo disse...

ToCo te adoOrO

luana e jhonata 9ºC disse...

1r:a causa é um trabalhador a ser um escrava de outro que não gosta de trabalha.
2r:apartir do seus 12anos que sitorna escrava de si propio e de outras pessoas que não tem a sua responsabilidade.
3r:porque. se esta pessoa não fazer sua obrigação deixara de ganha seu dinheiro se um escravo fazer o serviço dele este escravo ganhara mais.

x Caaio & Richard 9ºC ' ;) disse...

Nós achamos o texto muito importante, que todos devem trabalhar e não se esquecer de sua família e de seus compromissos fora do trabalho ! ;p :) :D

Joyce ,Daniella 9-C disse...

1 -devido a falta de emprego na sua região.
2-apartir que o escravo trabalha ele não recebe nada por isso.
3) Diante da promessa de que vai receber tudo no final, o peão continua trabalhando. No dia do pagamento, a dívida é maior do que ele teria para receber. Ele tem que continuar trabalhando para pagar sua dívida. Até força física e armas são usadas para mantê-lo no serviço.

Lucaas ;) 9ºC disse...

Devemos trabalhar e também lembra que temos família, e outros compromissos fora do trabalho

GUSTAVO disse...

achei esse texto muito interessante e minhas respostas são:
1°O desemprego e a religião
2°Quando eles começão a trabalhar sem ganhar dinheiro
3°Por que ele tem que continuar trabalhando para pagar suas dívidas

beatriz disse...

trabalho nao eh coisa de criança fazer ;porisso existe a escola eh para aprendermos a lidar com coisas dificeis

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails