Aprendendo com as diferenças





















Quando as palavras ferem

Do "The Roanokes Times"


John Franklin Stephens, atleta das Olimpíadas Especiais, de 26 anos, que tem Síndrome de Down, escreve que curte a sua vida e seu trabalho e explica porque ele fica magoado como termo "retardado".
Stephens conta que passou vários dias contando a seu pai sobre o que ele queria falar, e que eles trabalharam sobre o assunto até que o artigo dissesse exatamente o que John queria dizer.
O que há de errado com a palavra "retardado"?
Só posso dizer o que isso significa para mim e para pessoas como eu quando ouvimos essa palavra. Ela significa que vocês estão nos excluindo de seu grupo. Que nós somos algo que não é igual a vocês e algo que nenhum de vocês jamais gostaria de ser. Que nós somos algo de fora do grupo que está "por dentro". Que somos alguém de um tipo diferente do seu.
Quero que saibam que me magoa ser deixado de fora – sozinho. Nada me assusta tanto como me sentir completamente só em um mundo que se move tão mais rapidamente que eu. Você não tem a intenção de me fazer sentir assim. Na verdade, como digo em algumas das minhas palestras, "Sempre dependi da bondade de estranhos", e isso funciona bem na maior parte do tempo.
Ainda assim, me magoa e me assusta quando sou a única pessoa com deficiência intelectual no ônibus e jovens começam a fazer piadas e referências a "retardado". Imagine-se, por favor, nesse ônibus e encha o ônibus com pessoas diferentes de você. Imagine que eles comecem a fazer piadas usando o termo que lhe descreve. Isso magoa e é assustador.
Finalmente, eu entendo a piada – a ironia – que somente pessoas "bobas" e "superficiais" estão usando um termo que significa "bobo" e "superficial". O problema é que só é engraçado se você pensa que um "retardado" é alguém "bobo" e "superficial". Eu não sou nenhuma nem outra coisa, mas toda vez que o termo é usado, a mensagem para os jovens é que tudo bem pensar que eu sou assim e tudo bem me manter fora do grupo. É por isso que usar a palavra "retardado" é um grande problema para pessoas como eu.

Fonte: Planeta Educação
Por Marta Gil Socióloga, atua como Consultora na Área da Informação e Comunicação sobre Deficiência; Diretora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. Contato: martaalmeidagil@gmail.com

25 comentários:

mariane disse...

o texto é muito interecante pois fala sobre
a vda de um deficiente.
ele é muito conheçido como retardado.

tatiane disse...

Bom apesar de uma pessoa ser deficiente não significa que ela não é um ser humano do mesmo jeito que gostamos d sermos bm tratados eles também gostarão de serem tratados iguais por que ser diferente pode se muito dificil para quem já tem outros problemas.

reginaldo disse...

eu acho isso muito legal, porque influencião
(a nós todos).

tamara disse...

o texto é muito interesante pois fala sobre a defisiencia sindrome di down para muitas pessoa isso é retardado ou para outros isso é racismo aguente não devemos ter nada disso e tratar as pessoa que tem isso normalmente

Laninha disse...

Eu achei o texto muito interessante pq fala das deficiencias...e naum devemos ter preconceito pq...ninguém é mlhor do que ninguém...Somos todos iguais...

~*michelle gatynhah~* disse...

Bom o texto emplica bastante que apear dos preconceitos ele naum abaixa a cabeça, e ensina aos preconceituosos que o preconceito naum leva a nada, somente o sofrimento do próximo...


bjsssssssss

♥♥Ellen luis guilherme♥♥ disse...

Eu aXo q DeUs NoS FeZ ToDoS IgUaIs E NaO ExIsTe dIfErEnÇa EnTrE a hUmAnIdAdE

tio le disse...

o texto fala q todos saum iguais apesar da aparencia todas as pessoas saum iguais

sÉRGIo disse...

EEU ACHO ISSO BEM LEGAL PQ OS DEFISIENTES SÃO NORMAIS COMO TODOS NOS

bruno/rodrigo disse...

nós achamos muito legal,e bom para nós refletirmos,porque ajuda a não termos preconceito!!!!

BRUNA disse...

EU GOSTEI DE TODOS OS TEXTO PORQUE ELES ENSINA A NÃO A TER PRECONCEITO

fabio correa disse...

eu gostei do texto e tambem gostei das foto eu espero q um dia tenha uma foto minha ai

willy pires disse...

eu gostei de mexer no computador e ver as fotos

rafaela6d fernanda6d disse...

eu gostei muito do texto e ostaria de ver mais vezes.

ana rosa e joao disse...

nos achamos o texto muito interessante

ana rosa e joao 6G disse...

nos achamos o texto muito enteranssante pos fala sobre nelson mandela, o texto foi muito bem escrito,pelo profesor felipe

maicon e marcelo disse...

eu ache o texto muito enteressante e curioso nos achamos muito legal

ana rosa disse...

eu achei o testo muito legal

alessandra e karen 6G disse...

NOS ACHAMOS INTERESSANTE O TEXTO PQ FALA CONTRA O RACISMO;NOS NÃO DEVEMOS SER RACISTA MAS SIM DEVEMOS VIVER EN UNIÃO.

joao vitor disse...

eu joão vitor dos santos, achei este texto muito legaaaaaaal.

Joao Paulo disse...

Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

De etnia Xhosa, Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do Transkei. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a freqüentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seu pai morreu logo depois, e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Com 19 anos, em 1934, Mandela mudou-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali tomou interesse no boxe e nas corridas. Após se matricular, ele começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.

Anônimo disse...

eu, achei essa musica,interesante1!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

eu, achei essa musica,interesante1!!!!!!!!!!!!!!!!

jamile!!!!!!!!!!!!!!!! disse...

eu, echei muito legaaaaaaaaaal!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails