História da Festa Junina e tradições























Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.


Comidas típicas


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

25 comentários:

Anônimo disse...

bom os dias dos namorados é para se comemorar mas sempre com total responsabilidade e respeito com sua parceira(o) e q esse dia tbn serve para um dia de recomeço ou reconciliação. FELIZ DIAS DO NAMORADOS

Anônimo disse...

De acordo com a historiqa que nos vimos agora, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses.Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses

Anônimo disse...

- De acordo com historiadores esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses,a história é muito interessante,a festa junina é uma festa muito tipica e cultural :DD

By !

Anônimo disse...

Nós achamos muito legal,interessante este texto.Porque nos mostra uma pouco da festa junina de cada região do Brasil
e mostra as coisas inventadas em outros Países
Támbem fala de muitas comidas típicas que tem nas festa junina.E principalmente das quermécies.

Nós desejamos a todos uma
Boa Festa Junina!!!!!

Anônimo disse...

Entendemos desse texto que as festas juninas é muito tipíca nas regiões, inclusive no nordeste.
As comidas tipícas dessas festas são:Arroz doce,bolo de amendoim,broa de fuba,cocada,bolinho caipira,quentão,vinho,vinho quente ,batata doce, e muito mais....Ainda bem que ja esta chegando a festa junina porque é muito bom!!!

Anônimo disse...

a festa junina foi uma mistura de muitos países por exemplo:China,Espanha,Portugal e França.
No nordeste o mÊs de junho significa muito eles porque eles homenagiam 3 Santos:São João,São Pedro e Santo AntÔnio.
As comidas mais típicas dessas festas são:cuscuz,bolo de milho,pipoca,paçoca,arroz doce,canjica,pamonha,cural,quentão,vinho quente,batata doce,doce de amendoim,bolo de pinhão,bombocado,broa de fubá e pé-de moleque.Recomendação quem tem dentadura não coma pé-de-moleque!

Anônimo disse...

Eu gostei muito dotexto porque na festa junina temos comidas típicas da religião como:arroz doce ,vinho quente ,batata doce e quentão.
Eu também gostei porque o mes de junho é comemorado o dia de 3 santos como:são João, snto Antonio e são Pedro.

Anônimo disse...

a vesta junina e muto legal e um di espesial para mim

Anônimo disse...

a vesta junina e muto legal e um di espesial para mim

Anônimo disse...

- De acordo com historiadores esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses,a história é muito interessante,a festa junina é uma festa muito tipica e cultural ;B
Axei interessante oo texto*
ee fala de coisas que eu neem sabia (:
beeijo !

Anônimo disse...

ALÉM DE SER UMA FESTIVIDADE FAMOSA EM NOSSO PAÍS, É PURA CULTURA!!!

Anônimo disse...

ANTES EU ACHAVA QUE A FESTA JUNINA ERA APENAZ UMA FESTA ATOA.MAS NÃO SABIA QUE ERA UMA FESTA QUE QUASE É UMA HOMENAGEN AOS SANTOS:SÃO JOÃO,SÃO PEDRO E SANTO ANTONIO

Anônimo disse...

hum... q delícia!!!!!!!!!
festa junina.!!!!
Bolinho caipira,arroz doce,batata doce,paçoca,pipoca,...

bjus

Anônimo disse...

Segundo os historiadores, a festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses.E os elemetos culturais foram misturados com os brasileiros, chineses, portugueses, espanhóis e franceses.
Nós achamos a história interessante.

Anônimo disse...

agente acha muito gostosa e divertida as festas juninas pois a muitas brincadeiras legais e comidas deliciosas como paçocas,pamonha,cocada,milho verde e etc.
o mais legal é cada parte deste pais gigante culturas diferentes quanto as festas juninas.

agnt agradesce ter lido o melhor comentário desta janela !!

Anônimo disse...

agente acha muito gostosa e divertida as festas juninas pois a muitas brincadeiras legais e comidas deliciosas como paçocas,pamonha,cocada,milho verde e etc.
o mais legal é cada parte deste pais gigante culturas diferentes quanto as festas juninas.

agnt agradesce ter lido o melhor comentário desta janela !!

Anônimo disse...

No princípio a festa Junina era chamada de Joanina.Essa fetividade foi trazida para o Brasil pelos portuqueses,ainda durante o período colonial.
Nesta época,havia uma grande influência de elementos culturais portugueses,chineses,espanhóis e franceses.Da frança veio a dança marcada,característica típica das danças nobres e que,no brasil,influenciou muito as típicas quadrilhas.
Todos os elementos culturais foram,com o passar do tempo,misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros(indígenas,afro-brasileiros e imigrantes europeus)

Anônimo disse...

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração

sominterre disse...

site bom!foi aqui que fiz o trabalho!!!

sominterre disse...

legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrsrsr

sominterre disse...

legal!legal!legal!legal!legal...

sominterre disse...

zupa

sominterre disse...

oi rafael!to fazendo trabalho no site legal

sominterre disse...

nao gosto de festa junina!!!!!!!!!!!!

sominterre disse...

?
!"£$%%&///())==??
escrevi qual quer coisa
rsrsrs
kkkkkkkkkkkkkk
arra arra arra

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails