Escritores da Liberdade






















Lembram do filme?
Agora vamos relembrar um pouco lendo as considerações abaixo feitas por Juliana S Valis e retirada do site: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/641978
Após a leitura deixe registrado em comentários sua impressão sobre o filme e qual foi a reflexão que fez assitindo-o.

















O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.















Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.














Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.














Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

84 comentários:

Bruna/ Elias/Samara disse...

Nós achamos o filme muito interessante ...realmente uma lição de vida ...juntos podemos mudar o mundo,respeitando as diferenças do nosso dia dia!

leandro e soró disse...

Entendemos que fala sobre o Escritores da Liberdade e que o filme se inicia com uma jovem professoraa professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio.

Nos entendsemos isso!!!

Ronaldo, Guilherme disse...

O filme fala sobre as brigas de gangue para ter o seu território e por causa da raça de pessoas que muitos não aceitam.
Fala também que mesmo não se gostando as pessoas podem conviver juntas.

Anônimo disse...

o filme foi muito bom. ..mostra o dia a dia das pessoa....

Rogerio disse...

O filme escritores da liberdade mostra a realidade dos outros paises e de cidades bem maiores que a nossa.Mostra tambem a briga entre gagues que no final se unem para evitar a morte de mais pessoas por isso esse filme � muito bom.

João Marcos, Juliana disse...

Nós achamos que o filme fala muito de racismo por que na sala que Erin pegou era só de turmas que eram de gangues rivais rapazes batendo em mulheres e muita morte.

Sergio disse...

Eu achei o filme mto legal, pq mostra uma professora que além de ensinar literatura, ensinou os garotos a sair da vida de brigas e drogas.

Ana Paula disse...

Eu achei o filme muito legal,porque mostra o desafio da educação em um contexto social problemático e violento.
Nesse filme a professora Erin tenta melhorar a vida de seus alunos,ela também indicou a leitura de livros ,etc.Adorei esse filme.

:) KaRiNe/MaRiNa:) disse...

Nós achamos o filme muito legal.
Tudo que passou no filme,aborda tudo que aconteçe no vida real.
Isso é realmente uma grande lição de vida,de que não devemos descriminar as pessoas não só pela aparencia ou condições finalceira,raça ou religião.
O filme fez com que nós vicemos as pessoas e a vida de forma diferente.

giselle,josiane disse...

Nos achamos que o filme é mto interesante pq fala sobre a consiencia negra, e mts tipos de preconceitos entre raças.Além de nos ensinarmos a respeitar o proximo seja ele o que for branco,pardo,negro e entre varios tipos.queremos que depois as pessoas parem e pense bem nisso, e reflita o filme.beju de gi e jo

MARIANA disse...

[i]Esse filme é muito legal , interessante; vale a pena assistir pois fala sobre um grupo de aluno que seus familiares são envolvidos em gangues,violêcia,etc...
mais entra uma professora pra ensinar literatura,só que no passar do tempo ela começa a tentar mudar eles e nisso ela dar um diário pra eles escrever,mais a diretora da escola não aceita isso,mais a professora faz tudo pra mudar eles e consegue mudar só que ela só dava aula na 1°e2°ano mais eles pedem pra q elas da aula mais a diretora não quer,mais eles consegue a ficar junto com ela no 3° e 4° ano .!!!!
meu nome é Mariana Alves Pires da Silva n°:33 serie:9°C

Bianka =)) disse...

O Filme é um meio de mostrar a realidade,tanto da parte da educação quanto ao de guanges, drogas etc...filmes como esse trazem uma lição pra todos nós.Bom,para entender oque eu estou falando é bom assistir o filme.

Gabriel e Marcos...=0 disse...

O filme escritores da liberdade mostra a realidade dos outros paises e de cidades bem maiores que a nossa.Mostra tambem a briga entre gagues que no final se unem para evitar a morte de mais pessoas por isso esse filme � muito bom.
O Filme é um meio de mostrar a realidade,tanto da parte da educação quanto ao de guanges, drogas etc...filmes como esse trazem uma lição pra todos nós

Daiane,thaylaine,andressa disse...

nós achamos muito interessante!!!!!!!!
ele nos deu uma verdadeira liçao de vida!!!!!!!!

kauan disse...

éssa pessoa
aqui em cima é uma troxa
babaka
nem sabe oq fala do filme =[
ass:kauan

Mary Graminha e Mayara Silvestre disse...

bom.. achamos o filme muito interessante!!! ele fala sobre preconceitos e formaçoes de gangues...gostamos desse assunto hoje em dia achamos importantes as escolas tocarem nesse assunto...esse é um filme que nos faz refletir sobre o modo que a sociedade vive hoje em dia...

adoramosss

bjs**

lucas henrique,marcia disse...

nos achamos que esse filme nos insentiva a nunca perder a esperança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
achamos muito legal!!!!

Os fugitivos>. disse...

o filme era muito da loko irmão ..
os mluk quebrava a escola ..
gostammos muito do filme mostra a realidade da vida ...
nos tentamos fazer issu no rosa mas nos pegaram... ]=

esse é o nosso comentario...

flow....

los fugitivos..

luiz felipe (tampinha) disse...

eu entendi que o filme fala sobre o preconceito racial,sobre a dificuldade de um negro e pobre crescer na vida.
Uma jovem professora que tenta mudar éssa situação mesmo que seja sem a autorização da diretora do colégio.
E que se fizérmos algo tambem podemos mudar éssa situação

Anônimo disse...

Esse filme é maneru²

Anônimo disse...

Esse filme é bem loko pq fala sobre o racismo e sobre as drogas !!!!....

juninho john disse...

EsSe FiLmE É MuItO
(loko)
é Um fIlmE q cOntA nOsSa rEalIdaDe
dO dIa dE hojE ................

J....x....J

JUniNhO JOhN

stephanie disse...

O filme nos mostra uma realidade da vida....a falta do amor...
O filme nos mostra uma professora que tem seus altos e baixos na vida + mesmo assim ela supera e passa todo o seu amor para seus alunos..os escritores da liberdade é um filme muiiiiiiiito manero...nois gostamos d + esperamos ver + vezes.....
Stéphanie Priscila Alves n°30 &
Ana Carla de Oliveira n°04 9°B...2007 :)

marci disse...

fala sobre a realidade, fala tambem do que os outros infrentao, no mund la fora,sobre o preconceto racional oque os outros sofrem mostra a luta da professora mostrando oq os professsores lutam pelos seus alnos com o potencial de educar

marci disse...

fala sobre a realidade, fala tambem do que os outros infrentao, no mund la fora,sobre o preconceto racional oque os outros sofrem mostra a luta da professora mostrando oq os professsores lutam pelos seus alnos com o potencial de educar

terezinha bordignon disse...

Seu blog é um sucesso.

Parabéns

Guilherme ♫ 6°D disse...

O filme mostra umav triste realidade, + tambem a garra da professora
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘

aninha,fabiana,jorge disse...

♠nos achamos muito legal e interessante que mostra muita coisa legal........................♠

renato davi disse...

davi re legal pois e um metodo dife re nte de se encinar.o livro livro em termos basicamente abre portas a vida de alguem.

renato davi disse...

davi re legal pois e um metodo dife re nte de se encinar.o livro livro em termos basicamente abre portas a vida de alguem.

aninha,fabiana e jorge disse...

O filme fala sobre as brigas de gangue para ter o seu território e por causa da raça de pessoas que muitos não aceitam.
Fala também que mesmo não se gostando as pessoas podem conviver juntas.

vivian,dani disse...

o texto fala sobre um fime parecido ser visto como apreço e e muito interesante ☻
bj thalllllllllllllll

##MICKAEL##GILBERTO## disse...

O TEXTO FALA DE UMA ESCOLA REBELDE Q AO PASSAR DO TEMPO OS ALUMOS ESTAVAM MELHORANDO A CADA DIA GRAÇA A UMA PROFESSORA Q AJUDOU OS ALUNOS........

daniele disse...

o filme foi muito bom. ..mostra o dia a dia das pessoa....

fabiana,aninha,jorge disse...

Nós achamos o filme muito interessante ...realmente uma lição de vida ...juntos podemos mudar o mundo,respeitando as diferenças do nosso dia dia!

Anônimo disse...

GJT45896B44

♥dani ♥ disse...

oi sol eu dinovo eu vi o texto e vi e eu gostei é de + thal aki deixo minhas informasões

aline e mércia disse...

nós achamos muito interessante ,pois o preconceito não é nada,fala sobre o racismo e muito mais. bom gostei do filme só de ler o narrador contar.

tchau !!!!!!!
professor :felipe

P@mell@ , N@y@r@...nós somos duas s2... disse...

nós entedemos que esse texto fala sobre a liberdade da dimensão de cada um que tem que cuidar de sua própria vida e das açõesdo sentido que ela traz para a vida da postura ético-relacional que ela propoe...

Rafael D Angelo e Felipe Rodrigues disse...

Nessa escola não há diferença de viver,porque tem branco convivendo com negro.Que expressa a liberdade dos alunos,dando um caderno para expressarem o que vem a mente e vão trocando experiências de vida e lançaram um livro nos Estados Unidos em 1999.
Com seu próprio esforço.

Esse é o nosso comentário.

Fernanda, Vinicius 7°C disse...

Nós entendemos que o filme é uma lição de vida.que essa professora ajudou esses alunos enfrentarem seus problemas de uma forma que eles não se expossem, mas mostreassem suas realidades.Uma realidade que os prejudicava na escola, por vergonha ou por não ter com quem falar sobre isso

VINICIUS E Leonardo 7*c disse...

Nesse texto nos vemos que a dedicação que a professora teve,foi capaz de transformar a vida daqueles alunos como ser humano,tambem como viver em comunidade.

Bruna e Ana Carolina disse...

aa é so vc ter força de vontade para ensinar aprender,trocar mais ideias com as pessoas.....


s2!*

caroline e beatriz disse...

nos entendemos que esta escola e um exemplo de esino que todas as escolas do planeta deveriam adotar essa medidas de esino
esse filme serve de exemplo para quem quer sair das drogos do trafego e etc.......

diony lucas mateus m. disse...

disse...
bom.. achamos o filme muito interessante!!! ele fala sobre preconceitos e formaçoes de gangues...gostamos desse assunto hoje em dia achamos importantes as escolas tocarem nesse assunto...esse é um filme que nos faz refletir sobre o modo que a sociedade vive hoje em dia...

gabriel,anderson disse...

O filme fala sobre adolescentes que nao querem saber de aulas e dai elesacabam se envolvendo em gangues e a professora deste colegio deve servir de insoiração para todos o professores so mundo

Daniele,Brunella e Bianca / 8°A disse...

Nós achamos o comentário do filme muito interessante!pois diz sobre preconceitos, raças e gangues... Mas achamos importantes as escolas tocarem nesse assunto porque nos faz refletir sobre a realidade de hoje em dia!

Jaíne disse...

acredito que os governantes do país deveriam investir mais em educação e dar apoio para novos projetos,como neste filme.se a educação melhorar toda a situação economica do pais vai melhorar junto.

Giovane/Rafael disse...

Comentario
Eu entendi que nesse testo relata a nossa realidade de preconceitos entre os humanos.
Fala tambem sobre a menina que era descriminada porque era novata na escola.

pamela natália disse...

nos entendemos que o filme é uma lição de vida por que no filme fala sobre negros convivendo com brancos

( : Jaqueline / Jéssica ; * disse...

Esse filme fala sobre uma realidade que muitas vezes è vivida por muitas pessoas e mostra que por mais que haja dificuldades é possível mudar as coisas pra melhor, e que para isso é preciso esforço e vontade.
É possível mudar o mundo!


=D Jé e Jaque ;P

Lucas /Diony/ Mateus 8°A disse...

Comentário

Este filme fala sobre uma escola


rebelde a qual passa por um


problema vivido cotidianamente


pelos norte-americanos ou seja a


presença de gangues nas grandes


cidades norte-americanas e do


mundo em que uma dedicada


professora se dedica ao máximo


para ajudar seus alunos a saírem


desse mundo das gangues.

maiara , mariana disse...

achamos que o filme foi bom e podemos dizer que é uma realidade que a maioria dos adolescentes passam no dia-a-dia!

Má,Lê,My disse...

achamos muito importante este filme pois fala sobre violencia,gangues e preconceitos faz a gente pensar e refletir um outro lado das coisas, mas para que isto aconteça presisamos tambem do apoio de nossos pais.

Andreza 8°A disse...

Esse filme foi muito bom porque ele mostra o dia-a-dia das pessoas na vida real.

Luuisa Hofackeer disse...

Boom... nunca assisti o filme, mas agora deu vontade de assistir :D
aah! achei legal o textoo, entendi que a professora adotou um metodo mais facil de entender as dificuldades dos alunos, e com isso ela pode ver as dificuldades que eles enfrentam na vida e tals!
Boom... gosteii do texto e acho que se eu assistir o filme,vou gostar também! :)
aah! é isso...

beeijos ;)

diego disse...

Eu achei o filme muito legal,porque mostra o desafio da educação em um contexto social problemático e violento.
Nesse filme a professora Erin tenta melhorar a vida de seus alunos,ela também indicou a leitura de livros ,etc

diego disse...

Eu achei o filme muito legal,porque mostra o desafio da educação em um contexto social problemático e violento.
Nesse filme a professora Erin tenta melhorar a vida de seus alunos,ela também indicou a leitura de livros ,etc

Mateus disse...

Eu achei interessante porquê
fala que escritores ñ tem só
na burguesia mas também nas
favelas e nos guetos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mateus disse...

Eu achei interessante porquê
fala que escritores ñ tem só
na burguesia mas também nas
favelas e nos guetos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mateus e Vinícius disse...

Nós achamos que o filme fala muito de liberdade por que na sala que Erin pegou era só de turmas que eram de gangues rivais rapazes batendo em mulheres e muita morte

tadeu e mr. bean disse...

Entendemos que fala sobre o Escritores da Liberdade e que o filme se inicia com uma jovem professora e mostra o desafio da educação.

Mateus,Vinícius e Vitor disse...

Nós achamos que o filme fala muito de liberdade por que na sala que Erin pegou era só de turmas que eram de gangues rivais rapazes batendo em mulheres e muita morte

Lucas, Igor e Pedro disse...

Eu achei que esse filme "Escritores da Liberdade" que, esses jovens eles eu acho que eles não se impotam com o estudo,porque alguns deles são envolvidos em gangues que não deve ser direito.essa é minha opnião.

Renan e Matheus P. disse...

nós entendemos que o filme Escritores da Liberdade fala sobre estudantes x professores
o desafio de encinar em um contesto social problemático e violento,para ensinar adolescentes a terem um futuro melhor,é isso que nós entendemos!!!!#??$$$$**.

vander levis disse...

eu achuei qui esta milme esquita da liperdodeo juovem nao empuorta com o estuda

Carolina e Thainá disse...

eu achei que o filme deve ser legal
e gostei da atitude da professora deles.
esse filme está falando de uma professora novata que chegou na escola.
ao perceber vários problemas enfrentados pelos alunos ela resolve adotar novos métodos.E ela está super correta em fazer isso
é uma professora muito esperta , que sabe usar a cabeça .
não vemos a hora para assistir esse filme!

Ana J. e Lá disse...

BOM NÓS ACHAMOS QUE O FILME DIZCOIZAS INTERESANTES

Thais,Victoria e Suellen disse...

O texto fala sobre muitas dificuldades que essa pessoas enfrentão.
Filme deve ser muito bom mesmo!


ASSISTÂO ESSE FILME QUE DE SER MUITO BOM!!!!!!!!!!!

roger e joão rost disse...

Nós achamos que o filme fala muito de liberdade por que na sala que Erin pegou era só de turmas que eram de gangues rivais rapazes batendo em mulheres e muita morte

Michelle e Karime disse...

Eu gostei muito do filme principalmente da atitude da professora que consequiu mudar a vida de muitos alunos!!!!!!
Enfim o filme mostra a realidade de muitos adolessentes.

giovani disse...

eu gostei muito e a sinopse e d+.uhuuuuuu...

Anônimo disse...

eu achei legal.

Nailton disse...

eu tivealgus poblemas de perca de familia perdia a minha mãe e o meu irmão Luan ,ais mesmo assim eu vivo com aminha tia meu ermãos e minha vó...

fabinho disse...

foi muito msm gostei da professo ra pq ela queri q os seus alunos fossem bem na vida :>=]

fabinho disse...

foi muito msm gostei da professo ra pq ela queri q os seus alunos fossem bem na vida :>=]

tony disse...

eu achei que ofilme sobre a pobresa da Africa , a parte que eu fiquei mais triste quado o menino estava esperamdo a morte.........................

daiane/filomena disse...

o filme é super legal,pois mostra o que uma pessoa faz para ajudar os outros,no caso a professora;ela fez de tudo para agradar a todos. um abraço e tchau

angela de sousa disse...

eu entendi que o filme e muito legal e entendi que a professora ajudou seus alunos a não fazer mal aos outros .

nathan 7 e n26 disse...

o filme mostra o preconceito que os judeos sofrem , negros e outras pessoas sofreem

tatiane e tatiane disse...

eu entendi que o filme foi muito legal. eque a professora enssinou os alunos ase respeitarem e conviver com os que eram diferemtes.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

caa.domingues disse...

muito boom esse filme , ameei .

ana maria disse...

Escritores da libertade é um belo filme,aborda questões educacionais, com relação ao papel do professor, o quanto ele deve ser respeitado e valorizado e como é dificiu o seu dia a dia em sala de aula.Uma boa indicação para alinos de pedagogia,pois sou uma e adoro esse filme.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails