Ética - Definições

A seguir são apresentadas algumas idéias de diferentres autores sobre o que é Ética e as suas definições mais usuais.

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4

A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.

A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.
A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).

Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

“Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes.

Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.”

Tugendhat E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.

Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.

Prof. José Roberto Goldim
Atividades
OBS: Queridos alunos os exercicios serão respondidos ai em baixo nos Comentarios, coloque seu nome, ano que esta cursando e seu numero de chamada.
Exemplo:
Nome:Felipe Souza
Ano: Nono ano
Numero: 11
Resposta1:______________________________
Resposta2:______________________________
1 - Qual a definição que mais chamou sua atenção? Por que?
2 - Tendo em vista todas estas definições qual a definição que você daria para a palavra ética?
Bom trabalho!

10 comentários:

Anônimo disse...

1-Ética é a investigacao geral sobre aquilo que é bom.Porque etica é uma coisa boa. 2-que ética é uma coisa muito boa e que devemos ter.

Anônimo disse...

1°Etica é a envestigação geral sobre
aquilo que é bom....

2°Etica é uma coisa que todo ser humano tem q sabe entender
de preferencia ter de dentro de si
é tudo aquilo que é bom.

Anônimo disse...

1 A ética ajuda você
2 Que é uma palavra para se viver

Anônimo disse...

Ola professor Felipe eu gostei muito do seu site achei muito enteressante varei a noite só fussando no seu site enssino religioso,eu não me indetifiquei mas eu estudo cedo no Rosa e sou da 7B periodo da manha

ESPERO QUE VOCÊ GOSTE DO
QUE EU MANDEI
MUITO OBRIGADO
E ATÉ SEXTA FEIRA QUE VEM
TCHAU...

Maria Eliza disse...

Eu e o Roger gostamos do assunto Etica Nota 10 do siguinificado de Etica que siguinifica uma palavra grega,Èthos porque siguinifica costume.
Nós dariamos há palavra Inteligencia.

Anônimo disse...

Eu e o Matheus achamos muito interessante o texto,Etica mostra o que significa essa palavra tem vários signfica Etica:caráter,
costume e moral.
E a palavra que eu Rogeeeer,podem me chamar de Rojão voltando ao assunto eu acho que a palavra é Inteligênciiiiiia!

Anônimo disse...

Professor este texto é muito bom porque fala sobre o Budismo.Eu não sabia na sobre a religião deles.Professor eu achei que o texto muito é inportante

De:bruno e manuel.


muito bom seu texto

Anônimo disse...

Eu achei q a ética eh uma coisa boa pra sociedade, e q se as pessoas começarem a refletir nos seus atos o mundo vai evoluir pra melhor.Eh issu q eu acho.................teh +

Anônimo disse...

bomn achei sobre o filme uma forma de ver que se agente quiser aprende e tem professores afim de ensinar nos consiguimos bons resultados.
pois não adianta os conflitos que sofremos lá fora da escola se quisermos consiguimos superar!

Anônimo disse...

professorrrrrrr.

ultima aula com oo senhor essas horas semana que vem agente vai tá sabe onde?!

CAMBURIIIU;]

foii bom ter aula com o senhoir esse ano.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails